domingo, 23 de outubro de 2011

Dialogando com Deus

    Orar a Deus é conversar com Ele. Dialogar com o Altíssimo. Jesus ensina que “quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará” (Mateus 6.6). Você já orou hoje? Eu perguntei se orou, não se rezou. E isso faz alguma diferença? Sim, faz toda a diferença.  
Orar, como foi dito, é conversar com Deus. Já rezar é repetir várias vezes algo que queremos que Ele ouça. Como se o Criador dos céus e da terra não escutasse direito. Tivesse alguma deficiência auditiva. Na verdade, analisando mais aprofundadamente, algo assim soa como uma ofensa. Em Mateus 6.8 está escrito que “vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes”. Então, pra que repetir inúmeras vezes?

   “Orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos” (Mateus 6.7) Deus já sabe o que vamos pedir. Agir assim, como um papagaio, é demonstrar que não se acredita realmente em sua onisciência. Mesmo sendo Ele Deus! Ou ingenuamente acreditar que se pode “dobrar” a sua vontade, falando, falando, falando... ou gritando, gritando, gritando... ou mesmo esperneando, esperneando, esperneando... Tão em voga está fazer Deus sentir pena, quando se procura falar com Ele. Como se a morte de seu Filho num madeiro, não fosse a maior demonstração de amor pela humanidade e sua salvação. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). Porém, o que observamos, de muitos daqueles que desejam ser ouvidos e atendidos pelo Senhor, é uma abundância de expressões chorosas. Mas além de caras e bocas que procuram denotar algum sofrimento, o Altíssimo sonda os corações humanos. E lá no fundo, Ele sabe se esse sentimento expressado é verdadeiro ou uma deprimente fraude.

   Disto, podemos concluir que quem tenta enganar o Senhor, apenas engana a si mesmo. Jesus sabe de tudo. E nós nem sabemos se estaremos vivos amanhã. Por isso, se você ainda não conversou com Deus hoje, aproveite essa oportunidade. Experimente dialogar com Ele. Mas orando do fundo do seu coração. Sem formalismo. Espontaneamente, como se fala a um amigo. Espontaneamente, como se fala a um pai. Afinal, Ele sempre esteve e estará ao nosso lado. Mesmo quando achamos que estamos sozinhos.

A Paz do Senhor
Rutinaldo Miranda B. Júnior
Foto: geezaweezer

Nenhum comentário:

Postar um comentário